O florescimento

O florescimento

Eu estava lendo o artigo da Fátima Doman, na página do Instituto VIA de virtudes e forças de caráter, falava de resiliência e começava com essa frase, escrita num cartão da sua professora de yoga:  Sem lama, sem lótus .

Veio a imagem dos lindos lagos carregados de lótus floridas, nunca pensamos na lama, essencial para o florescimento.

No mesmo momento resolvi olhar fotos e encontrei esta acima, tão significativa.

Senti a necessidade de deixar registrado essa imagem, a da lama de onde brota a beleza.

Nos lembra que, mesmo quando estamos num momento ruim, podemos florescer com as nossas forças interiores.

Desabrochar requer todos os nutrientes de origem, que estruturam nosso crescimento, mesmo os momentos difíceis nos dão a sustentação e vitalidade interior, acumulados para possibilitar a germinação e o florescimento.

A Psicologia Positiva quer o florescimento de cada pessoa para uma vida plena, transformar o negativo em positivo, proporcionar uma vida mais cheia de significado.

As ferramentas para isso você já as tem, são as suas forças de caráter.

Por que acolhimento positivo?

Por que acolhimento positivo?

Por que momentos de acolhimento, de afeto, de relaxamento, de gratidão e de perdão nos tornam pessoas melhores, mais resilientes e com habilidades de superação, ferramentas positivas e poderosas de fortalecimento e florescimento pessoal.

Este blog segue conceitos da Psicologia Positiva e  quer te proporcionar acolhimento, conforto, otimismo e bem-estar. 

Seja bem-vindo!

A Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva

O início do movimento da Psicologia Positiva aconteceu em meados dos anos 90, até então o foco da psicologia era o adoecimento mental. A nova proposta dos fundadores do movimento, Milton Seligman e Christopher Peterson, era fortalecer as características positivas do indivíduo, o desenvolvimento das suas forças, virtudes e potencialidades humanas, tudo o que pode manter sua saúde mental, para o seu bem-estar e aumento da felicidade.

A Psicologia Positiva leva em consideração as emoções positivas e tem por finalidade fortalecê-las, como Autoestima, Felicidade, Otimismo, Esperança, Gratidão, Perdão e o estabelecimento e manutenção de relacionamentos saudáveis.

Trabalha com 3 pilares fundamentais: as emoções positivas individuais, como felicidade, otimismo, esperança, alegria; o desenvolvimento de nossas forças de caráter, virtudes e qualidades e com as instituições positivas em nossas vidas: familia, trabalho, escola, comunidade.

O foco é o desenvolvimento humano que proporcione uma vida com significado e bem-estar.

Virtudes e Forças de Caráter

Virtudes e Forças de Caráter

Um dos campos de estudo da psicologia positiva são as virtudes e as forças de caráter de cada individuo.

Como o ser humano constrói a uma vida plena, com propósito, significado e florescimento?

Foi essa pergunta que o Instituto VIA quis responder.

O resultado desses estudos, de uma equipe de 55 pesquisadores, foi: foram encontradas 6 virtudes, que existem universalmente nos seres humanos, em todas as religiões, culturas, Nações e sistema de crenças e 24 forças de caráter, que resumem o que há de melhor em cada indivíduo.

Você poderá conhecer melhor este estudo e os pontos fortes do seu caráter no link abaixo do Instituto VIA.

https://www.viacharacter.org/

Aqui est a tabela das seis virtudes e das 24 forças de caráter.

Mundo BANI – o mundo dos autoimunes

Mundo BANI – o mundo dos autoimunes

pós 50

O termo BANI, Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible, foi criado em 2018, para definir a atualidade dos processos sociais e seus reflexos. Em português, FANI, frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

A COVID veio confirmar essa definição e nos mostrar o quão frágil é a nossa civilização frente a um vírus “invisível”. Mas aqui o assunto é o mundo autoimune.

Somos frágeis, mesmo vestidos com a couraça da coragem para enfrentar a vida e nossas adversidades. Haja vulnerabilidade emocional, a baixa autoestima, a perda do suporte social e familiar, pela incompreensão do que ocorre conosco.

Sofremos de ansiedade, a incerteza causa isso. Nunca sabemos como o nosso corpo irá reagir no próximo minuto. Afinal existe uma guerra no interior do nosso corpo, nossos anticorpos lutam contra nós mesmos, nos identifica como inimigo.

Vivemos a não linearidade, planejamentos não fazem muito sentido no nosso mundo, que está em constante mudança, precisamos readaptar…

Ver o post original 139 mais palavras